5 ovos 

230g de farinha de trigo 

150g de açúcar

90g de farelo de aveia

80g de leite

100g de manteiga 

6g de fermento em pó 

8g de canela em pó

2 maçãs (1 triturada e 1 aos cubinhos)

C. de 5 castanhas-do-maranhão

Preparação 

Bater as claras em castelo e reservar. 

Bater as gemas com o açúcar e acrescentar aos poucos a manteiga amolecida.

Juntar o farelo de aveia, a canela, a farinha, o fermento e o leite, sempre sem parar de bater.

Adicionar as maçãs e as claras envolvendo-as delicadamente à mão.

Untar com manteiga a forma  e verter a massa . Polvilhar com castanhas-do-maranhão picadinhas.

Coze durante cerca de 30 a 40 minutos a 180⁰C.

Recomenda-se a aveia para:

Alimento cerebral. A aveia contém amido, uma fonte de glucose essencial para alimentar os nossos neurónios: ácido linoleico (ácido gordo essencial) e lecitina, que mantém sãs e activas as membranas neuronais; fósforo e vitamina B1 (tiamina), que activam as funções cerebrais, e avenina, uma substância que exerce uma acção relaxante.

Anticolesterol. Os ácidos gordos insaturados contidos na aveia, bem como a fibra, a lecitina e o avenasterol, transformam-na num alimento imprescindível nas dietas que procuram reduzir os níveis de lipoproteínas de baixa densidade no sangue, ou seja, o colesterol «mau». 

Antiobstipação. A aveia integral é um dos alimentos mais ricos em fibra que podemos encontrar; cerca de 10% do seu peso são constituídos por fibra. Parte desta fibra é insolúvel, o que estimula o trânsito intestinal, enquanto outra parte de fibra é solúvel e actua suavizando as mucosas intestinais e retendo água no intestino com o consequente aumento do volume das fezes e permitindo, alêm disso, que o seu trânsito seja mais suave e não irrite a mucosa intestinal. 

Aliado dietético. Como a aveia é diurética, actua sobre a tiróide acelerando o metabolismo, tem um grande poder saciante e estimula o trânsito intestinal, pode ser considerada uma boa aliada quando se segue uma dieta de emagrecimento.

Anti-stress. A aveia contém uma substância denominada avenina que possui uma acção relaxante, muito útil em estados de nervosismo, fadiga ou stress.