O desafio dos nossos dias...

15
Mai 19

 

Depois de explicar às crianças a importância do dinheiro e do que custa a ganhar.

Depois de as levar às compras para que aprendam a fazer escolhas, chegou a hora de poupar a sério.

Agora é preciso ensiná-las a poupar e guardar o dinheiro para o futuro, para isso devemos dar-lhes um mealheiro para juntarem o dinheiro que poupam.

Inicialmente poderemos dizer-lhes que se querem aquela consola nova, têm que juntar dinheiro suficiente no mealheiro, verão com o entusiasmo que vão guardar cada tostão que alguém lhes dê para guardar no mealheiro.

 

Como de pequenino se torce o pepino, podemos já educá-los para poupar para o futuro, um futuro mais longe, quando forem para a faculdade ou para comprar um carro.

Por isso a ideia de lhes dar 3 mealheiros:

O primeiro mealheiro será para coisas despesas do dia-a-dia, para coisas que elas queiram a curto prazo, como uma consola nova, um computador de brincar ou uma bicicleta.

O segundo será para despesas a médio prazo, que só se poderá utilizar em caso de necessidade para as despesas da faculdade, só lhe poderão mexer nessa altura.

O terceiro para despesas a longo prazo, para um futuro mais longe, que não poderão mexer, juntar para comprar um carro ou entrada de uma casa, por exemplo.

É um método que não parece fácil de explicar a uma criança de 5 anos, mas se inicialmente colocará quase só dinheiro no primeiro mealheiro, se for icentivada, com o tempo vai distribuindo dinheiro também por os outros mealheiros. Amealhando para o futuro.

Poupar para o futuro é uma ideia que deve ser ensinada desde pequenos, desta forma conseguirão ser mais poupados quando crescerem.

Para ajudar as crianças nesta nova missão, poderemos dar-lhes 1€ para comprarem o que quiserem, podemos mesmo dizer-lhes, podes comprar um rebuçado ou um chocolate, ou então colocar no mealheiro para podermos comprar mais rápido a tua consola :)

Verão que talvez ela se decida pelo mealheiro, e alguns dias depois poderão oferecer-lhe um chocolate de presente :)

Ensinar as crianças a poupar não é fácil, mas espero que estas dicas venham ajudar"

 

publicado por emcontratempo às 16:08

Maio 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO